quarta-feira, 23 de março de 2011

Tem aquário em sala!

          O Primeiro Ano está estudando os seres vivos nas aulas de Educação Ambiental.

         Na primeira aula sobre o assunto, Rodrigo deu explicações teóricas e esclareceu todas as dúvidas. A turma ficou tão animada que decidiu observar de perto um ser vivo bem conhecido: o peixe.

            Emília13

         Para isso, decidiram ter um aquário em sala e toda turma participou da montagem, entendendo melhor, a cada passo, quais as necessidades daquele ser vivo. O aquário foi abastecido e os peixes precisaram se acostumar com a água antes de serem colocados diretamente em contato com ela.

              Emília14 Emília12Emília17Emília15 Emília16Emília18

       Rodrigo deu as orientações sobre os cuidados com a alimentação. Miguel Fernando foi o primeiro a alimentar os novos integrantes da turma do Primeiro Ano.

 Emília19

Novidades do Infantil 4

           A turma esteve muito animada com as atividades do Carnaval. Foi Baile com Banho de Mangueira, Baile de Máscaras, Baile de Fantasias…

Amanda17 Amanda18 Amanda19 Amanda20 Amanda21 Amanda22

             Mas, a grande novidade foi o material pedagógico. Na turma de Infantil 4, as crianças já estão crescidinhas e recebem materiais para uso individual. É um luxo! Cada aluno fica responsável por seus lápis, sua cola, canetas e… TESOURA!

             Sim, eles agora recebem tesouras!

             Há todo um ritual e Amanda estabeleceu com eles as funções e regras de uso.

             Vejam como ficaram atentos:

Amanda23 Amanda24 Amanda25

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cuidar da Água é Cuidar da Vida

                Os Alunos do 3º ano estão com um projeto novo. Para disparar o projeto e motivar as crianças, Sílvia propôs uma pesquisa sobre onde encontramos água.
                Depois, em sala, foi o momento de organizar com os parceiros as informações coletadas em casa.
                As crianças fizeram muitas descobertas e apresentaram os conhecimentos em cartazes.
 

SílviaSílvia5

             Observem o movimento de fazer atividades individualmente, em duplas e grupos. Assim, além do conhecimento específico da disciplina, aprende-se também a explicitar, compartilhar e organizar os conhecimentos, pois o que aprendemos não pode ficar guardado só para responder em testes.

Sílvia6 Sílvia7 Sílvia8 Sílvia9 Sílvia10 Sílvia11 Sílvia12

segunda-feira, 14 de março de 2011

Café da manhã Infantil 5

Foi dada a largada!

Começaram os encontros de Café da Manhã.

O dia estava lindo e a turma compareceu em peso trazendo deliciosos quitutes. Sim, pois é um momento de encontro, amizade… Mas Café da Manhã que se preza tem que ter comidinhas gostosas.

Sheila me contou que neste quesito a turma também caprichou!

Sheila Sheila1 Sheila2 Sheila3 Sheila4 Sheila5 Sheila7

Ah! O Paulo também veio e teve cantoria.

Sheila6

E as crianças vão crescendo…

             As atividades de experimentação plástica estão evoluindo!São texturas, cores, tamanhos e suportes diversos. Quem não queria saber de tinta guache já coloca  a mão na massa. E algumas vezes a boca também!

Deise Deise3Deise9

              Nada que um banho da Suely não resolva…

Deise5

Hora de aprender a provar!

Tão pequenininhos e já estão fazendo comida!!
A brincadeira de preparar receitas com a Eliana é um ótimo pretexto para perder o medo de provar novos sabores.

Deise1     Deise6 Deise7 Deise8Deise4 

A turma vai crescendo…
Olhem quantos já somos!

Deise11

Oba! Tem mais gente chegando!

Deise10

sexta-feira, 11 de março de 2011

NOVOS MOMENTOS DO INFANTIL 2

         Com o crescimento, as crianças adquirem a capacidade cognitiva de representação, e com isso surge a brincadeira de faz de conta.

         É tão lindo…

         Através dele a criança começa a organizar sua compreensão da realidade, ordenando e reconstruindo o mundo, expressando, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, sentimentos e conhecimentos.

         Olha eles aí repetindo tudo o que veem no dia-a-dia para tentar entender esse mundo.

FAZ-DE-CONTA FAZ-DE-CONTA1 FAZ-DE-CONTA2 FAZ-DE-CONTA3         

           Que calor! Uma ótima oportunidade para passar o dia de roupa de banho e brincar com água a todo o momento!

          Quase sempre tem chuverada depois das atividades no pomar e com tinta.

BRINCANDO COM ÁGUA1BRINCANDO COM ÁGUABRINCANDO COM ÁGUA2

            As crianças ganharam mais um material para a brincadeira com água. São os regadores!

            As plantas estão sempre molhadinhas. As crianças aproveitam para conhecer melhor os jardins, borboletas e insetos.

BRINCANDO COM ÁGUA3 BRINCANDO COM ÁGUA4 BRINCANDO COM ÁGUA5 BRINCANDO COM ÁGUA6

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...