terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pindorama, o Brasil antes de Cabral

 

“Não nos enganemos: a imagem que nós fazemos de outros povos, ou de nós mesmos, está associada à História que nos contaram quando éramos crianças. Ela nos marca por toda nossa existência”.

(Marc Ferro)

           Partindo da curiosidade sobre história do nosso povo, o 4º Ano foi bem mais além da chegada dos portugueses no Brasil. Descobriram uma terra rica e cheia de mistérios antes de Cabral, chamada Pindorama.

          Através  da pesquisa, da pintura e da música, a nova descoberta fascinou as crianças, pois viram que antes da chegada dos europeus, aqui já havia muita história.

           Atv Pindorama

Atv Pindorama1

Atv Pindorama2

               O grupo ainda não saciou a sua sede de descobertas e continua pesquisando sobre esse povo indígena, seus costumes, alimentação, vestimentas e tudo que vieram a enfrentar com a chegada de novos habitantes. Daí por diante, darão um salto pra um novo mundo, cheio de riquezas ocultas, poder, alegrias e tristezas.

                Atv Pindorama3   Atv Pindorama4 Atv Pindorama5 Atv Pindorama6 Atv Pindorama7

Atv Pindorama8

            A História, mais do que tratar apenas do passado, volta-se para a relação entre ele e o presente. O estudo do passado constitui uma pesquisa das diferenças, para que possamos perceber, a cada momento, como nosso modo de vida é condicionado ao que nos antecedeu.

          As crianças começam a sistematizar essa idéia de modo alegre e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...