“Não nos enganemos: a imagem que nós fazemos de outros povos, ou de nós mesmos, está associada à História que nos contaram quando éramos crianças. Ela nos marca por toda nossa existência”.
(Marc Ferro)
Partindo da curiosidade sobre história do nosso povo, o 4º Ano foi bem mais além da chegada dos portugueses no Brasil. Descobriram uma terra rica e cheia de mistérios antes de Cabral, chamada Pindorama.
Através da pesquisa, da pintura e da música, a nova descoberta fascinou as crianças, pois viram que antes da chegada dos europeus, aqui já havia muita história.
O grupo ainda não saciou a sua sede de descobertas e continua pesquisando sobre esse povo indígena, seus costumes, alimentação, vestimentas e tudo que vieram a enfrentar com a chegada de novos habitantes. Daí por diante, darão um salto pra um novo mundo, cheio de riquezas ocultas, poder, alegrias e tristezas.
A História, mais do que tratar apenas do passado, volta-se para a relação entre ele e o presente. O estudo do passado constitui uma pesquisa das diferenças, para que possamos perceber, a cada momento, como nosso modo de vida é condicionado ao que nos antecedeu.
As crianças começam a sistematizar essa idéia de modo alegre e interessante.